Como lidar com os colegas de trabalho?

June 12, 2017

Ao conseguir uma vaga no mercado de trabalho, você superou todos os concorrentes, pessoas que também tinham interesse no seu cargo e com habilidades similares às suas.  Mas e agora? Como lidar com seus colegas de trabalho? Saiba que a competição pode ser positiva e que conviver bem com eles refletirá no sucesso da empresa. Não é difícil. Pequenas atitudes podem trazer grandes benefícios a todos. Saiba o que fazer:

 

Fotos: freepik

 

 

1 – O sucesso do seu colega é importante!

 

A inveja faz parte do ser humano. Então, não se sinta mal porque seu colega conseguiu bater a meta e você não. Em vez de ficar triste, irritado ou denegrir o outro, faça disso uma motivação e um exemplo. Tenha humildade suficiente para perguntar: “Como você conseguiu fazer aquela venda”? ou “Como você conquistou aquele cliente que parecia impossível”? Você poderá se surpreender com a resposta. Pessoas gostam de ajudar. Uma vez que você conseguir seus resultados, volte a falar com seu colega e agradeça pelas dicas. Ele vai se sentir bem por ter sido útil e você por ter conseguido superar uma dificuldade.

Então, durante o expediente, preste atenção nos seus colegas. Perceba as ferramentas que eles estão usando para alcançar seus objetivos e siga os bons exemplos. Lembre-se que ninguém é perfeito e, mesmo aquele colega que você admira, também tem dificuldades que às vezes você nem imagina.

 

 

 

2 – Quer se destacar? Apresente ideias!

 

É claro que você sabe que “puxar o saco” do chefe é altamente contraproducente. Além de perder o respeito do seu superior, você sempre será alvo de chacotas dentro da empresa. Também evite ficar alardeando suas conquistas. Isso só lhe trará inveja e inimizades. Se você quer se destacar de forma positiva, apresente novas ideias que possam ajudar toda a equipe. Existem várias formas de fazer isso: sugerir um curso para todos, indicar clientes para prospecção, solicitar benefícios (como prêmios para metas) e muitos outros. Lembre-se de sugerir ações em que todos possam ser beneficiados, assim seus colegas começarão a ver você como líder e grande aliado. Mas cuidado para não cair na tentação de ser “mártir”, ou seja, tentar resolver problemas específicos dos colegas junto ao chefe ou entrar em assuntos que fogem da sua alçada.

 

 

 

3 – Tenha uma boa relação interpessoal

 

Passamos a maior parte do tempo com nossos colegas de trabalho. Por isso é muito importante que, ao chegar ao trabalho, você trate muito bem seus colegas. Não se esqueça de, ao chegar, sorrir e dar bom dia para todos: desde o funcionário mais humilde até o mais graduado, sem fazer distinções. Apesar de ser um ambiente de trabalho, é normal e até saudável conversar sobre assuntos pessoais, mas sempre com bom senso. Você até pode falar sobre como foi seu fim de semana, sobre um livro ou filme que viu, mas cuidado com os exageros. Ninguém precisa saber dos seus problemas pessoais, como, por exemplo, se você está tendo problemas no casamento. Guarde isso para discutir em casa. Infelizmente algumas pessoas podem usar estas informações para prejudicá-lo. Entretanto, se algum colega estiver precisando desabafar, ouça-o com atenção, sem interrompê-lo e jamais passe para frente o que ouviu.

 

 

 

 

 

4 –Respeite o espaço do seu colega

 

Na empresa cada um tem seu próprio local de trabalho: sua mesa, cadeira, computador e objetos pessoais. Respeite o espaço do seu colega. Se precisar de algo emprestado, sempre peça e nunca se esqueça de devolver, nas mesmas condições em que recebeu. Ponha-se no lugar do outro. Você gostaria, por exemplo, de chegar para trabalhar e percebeu que alguém mexeu nas suas coisas tirando tudo do lugar? Além de ser invasão de privacidade, é uma grande falta de respeito. Seja gentil: ao perceber que seu colega precisa de alguma coisa, prontifique-se a ajudar, na medida do possível, sem que isso prejudique suas funções.

 

 

 

5 – Apareceu um problema? Converse!

 

Se você estiver tendo problemas com seu colega de trabalho, a primeira coisa a fazer é conversar com ele, mas sem fazer acusações. Mantenha um tom de voz baixo e mostre a ele o que lhe desagradou em sua atitude. Se ele ficar na defensiva, procure ser compreensivo e, se perceber que ele está se alterando, interrompa a conversa de forma educada. Depois de um tempo, se perceber que ainda existe um canal de comunicação, tente novamente. Se depois de tudo isso não der certo, procure o profissional de recursos humanos da empresa. Ele saberá como lidar com a situação da melhor forma, sem causar prejuízo ao trabalho de vocês.

 

 

 

Lembre-se que seu colega de trabalho não é seu rival, ele pode ser seu amigo. Basta tratá-lo bem e saber que é uma boa convivência resultará em benefícios para todos.  

 

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