Seja proativo e veja suas vendas crescerem!

June 29, 2017

 

Quando o assunto é trabalho, muito se fala em ser proativo.  Mas o que significa isso e como esse conceito pode melhorar suas vendas?

A palavra que melhor define proatividade é iniciativa. O trabalhador proativo tem a capacidade de olhar em volta e perceber quais mudanças podem e devem ser feitas para otimizar seu trabalho. A preguiça não faz parte do seu vocabulário. Este tipo de trabalhador também consegue fazer planejamentos estratégicos que, além de aumentar as vendas, eliminam tarefas desnecessárias que bloqueiam o fluxo do trabalho

Entenda que, nas empresas de hoje, a proatividade é muito bem vista pelos empregadores e quem a pratica tem grandes chances de ser notado e até promovido.

Mas como ser proativo? Veja algumas orientações básicas e, se ainda não as adotou, comece a pensar em como incorporá-las no seu dia a dia.

 

 

1 – Observe: após um tempo de trabalho você já deve estar familiarizado com a rotina e tem consciência das suas responsabilidades. Mas mesmo que você estiver conseguindo bons resultados, lembre-se que sempre é possível melhorar. Para isso, reserve um tempo para refletir e faça a seguinte pergunta: “O que posso mudar, na minha rotina, para otimizar minhas vendas? ”. Essa é uma resposta muito particular, mas algumas dicas são: repensar o planejamento e a estratégia, qualificar-se mais em um ponto em que você tem mais dificuldade e informar-se melhor sobre a empresa, seus produtos e o mercado em que você atua. Já é um começo;

 

 

2 - Antecipe os problemas: uma boa forma de evitar os problemas é planejar bem as ações. Assim você diminui as chances de erros e, quando o problema aparecer, você já terá listado algumas soluções. Você vai ganhar tempo. Existe uma frase que diz: “Ninguém tem tempo para fazer direito, mas sempre tem tempo para fazer de novo”. E é verdade! Já parou para pensar em quanto tempo é gasto na execução de tarefas que não foram bem feitas da primeira vez? Para refazê-las, é necessário investir mais tempo e energia até que o trabalho fique bom. Evite este desgaste desnecessário planejando bem suas ações;

 

 

 

 

3 – Apresente soluções: no seu dia a dia você se depara com algo errado? Apresente soluções! Por exemplo: se a tabela de preços ficar constantemente desatualizada, avise seu gerente. Apresente ideias: sugira a ele uma forma de atualização mais moderna das tabelas, como uma planilha eletrônica, por exemplo, que pode ser alterada com mais rapidez se comparada à impressa. Se ele não tomar providências, procure o canal de comunicação mais adequado para relatar o problema. Assim você estará ajudando toda a equipe. Pense nos prejuízos que isso pode causar ao longo de um ano. O importante é não deixar que um problema fique sem solução, mesmo que ele não for diretamente ligado à sua área;

 

 

 

4 – Seja positivo: por mais que a situação esteja difícil, ficar reclamando nos corredores não ajuda em nada. Pelo contrário, uma atitude negativa pode “contaminar” seus colegas fazendo com que eles percam a motivação. E mais: até seu corpo “fala” e denuncia a forma como você está se sentindo. Pessoas desmotivadas costumam andar com ombros caídos, com olhar apagado e postura derrotista. É essa a imagem que você quer passar para seus clientes? Eles se afastarão de você. Então, seja otimista e encare os problemas como desafios a serem vencidos. Sua postura corporal também dirá isso. Ao encontrar com você, o cliente verá uma pessoa com o corpo ereto, um largo sorriso e um forte aperto de mão. Essa postura ajudará nas suas vendas e este retorno te deixará ainda mais confiante. É um ciclo virtuoso.

 

 

 

 

5 – Mais dicas:

- Sinta paixão pelo que faz;

- Foque nos resultados;

- Tenha a mente aberta para novos aprendizados;

- Se não souber, pergunte;

- Não transfira responsabilidades; resolva!

- Defina suas tarefas por prioridades. Organize-se!

- Pense de maneira criativa! Sempre há novas formas de se fazer as coisas.

 

6 – Frase:

"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez". Jean Cocteau

 

Como você viu, a proatividade é fundamental no trabalho. Aplicando estes conceitos, você poderá melhorar muito sua produtividade e da equipe, assim como a forma como seus superiores e colegas enxergam você. Então, mãos à obra!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon