Saiba como conseguir uma promoção no trabalho

July 4, 2017

 

 

 

Faz tempo que você trabalha duro, sua a camisa, mas a promoção não vem. O que fazer? Muitas pessoas passam a vida toda em uma empresa sem conseguir um cargo melhor. Pode até ser que o problema não seja você. Alguns locais de trabalho não têm planos de carreira e, em outros, não há ninguém observando seus esforços. Mas o que fazer? Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a alcançar sua tão sonhada promoção.

 

 

 

1 – Entenda o significado.

 

Antes de pleitear uma promoção, faça-se as seguintes perguntas: “O que estou buscando? Quais são minhas expectativas? Muita gente pensa que, subir no organograma da empresa, significa apenas um contracheque mais gordo e uma sala maior. É claro que isso acontece, mas, saiba que neste pacote virão mais responsabilidades. Reflita se você está preparado para isso e também para lidar com os colegas que ficaram “para trás”. O tempo todo você será cobrado e analisado, tanto por eles quanto pela direção da empresa que confiou a você o novo cargo;

 

 

 

2 -  Mostre serviço.

 

Sim, você já está fazendo isso, mas será que é o suficiente? Pode até ser que sim, mas, se ninguém ficar sabendo, a promoção não virá bater na sua porta. Certifique-se de que as pessoas encarregadas pelas promoções estão cientes dos seus esforços. Pode ser que na sua empresa seus méritos não falem por você e que seus chefes não consigam observar seus progressos. Uma boa dica é encaminhar ao seu chefe, por exemplo, um e-mail de um cliente elogiando o seu trabalho ou então enviar relatórios mensais de bom desempenho. Tome cuidado: tenha bom senso pois ficar fazendo autopromoção de forma ostensiva é uma grande armadilha;

 

 

 

3 – Seja criativo.

 

Não é porque uma coisa está sendo feita do mesmo jeito há anos que é certa. Observe quais são os problemas da empresa e apresente soluções. Por exemplo: se os clientes estão reclamando da qualidade dos produtos, sugira oferecer a eles um produto da mesma marca, mas qualidade superior, ou até um novo fornecedor. Pesquise, ofereça números:  faça um relatório detalhado de quanto custaria esta nova linha, qual a margem de lucro, quantos clientes a empresa está perdendo com as reclamações, entre outras informações. Com certeza você será notado!

 

 

 

 

4 – Aproveite a oportunidade.

 

Surgiu um novo projeto na empresa? Ofereça-se para fazer parte dele. Verifique em que parte do processo você pode contribuir e esforce-se ao máximo para que ele “decole”. Com isso, além de mostrar iniciativa, você ganha mais autoconfiança. E mais: no trabalho em equipe, mostre que você é entrosado e quem tem jogo de cintura para lidar com opiniões diferentes e vários perfis de pessoas. Um exemplo: se sua empresa for abrir espaço para franquias, estude bastante sobre o assunto e peça para fazer parte do time de captação de franqueados, por exemplo. Mas atenção: cuidado para não dar um passo maior do que a perna. Nesse momento, um grande fracasso pode ser um retrocesso na sua carreira então, prepare-se muito antes de entrar no jogo.

 

 

 

 

5 – Seja realista.

 

Você já tentou todos os itens anteriores e, depois de um tempo, nada aconteceu? Comece a repensar seu emprego e tente uma colocação em outro lugar. Pode ser que seu local de trabalho não tenha um plano de carreira ou que a cultura interna não permita uma promoção. Se você chegou a esta conclusão, esteja aberto a novas oportunidades, lembrando que isso fica muito mais fácil se você estiver empregado.  

 

 

 

E então? Que tal colocar em prática as orientações acima? É bem provável que agindo assim, com o tempo você consiga o tão sonhado cargo. Bom trabalho!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon