Como vender mais em um mercado cada vez mais competitivo

July 17, 2017

 

A não ser que você seja a primeira pessoa a inventar um produto ou serviço 100% novo, sempre haverá a concorrência no meio do caminho. Isso chega a desanimar algumas pessoas e até fazer com que novos empreendedores desistam de montar um negócio.  Mas em vez de ver a concorrência como um problema, saiba que ela é benéfica! E mais: mesmo em nichos “saturados” é possível sobreviver fazendo a diferença através de algumas atitudes positivas. No final, você vai até agradecer a concorrência.  Saiba como:

1 – Agradeça ao seu concorrente por ele existir.

Pode até parecer estranho, mas é verdade. Analise os pontos positivos e negativos dos produtos e serviços dele para tirar proveito disso. Inspire-se nas boas ideias e não cometa os mesmos erros que ele. Lembre-se também de que seu concorrente pode ser a motivação que te faz acordar todos os dias para vender mais e melhor. Conhece a oração ao concorrente? Veja no final deste texto.

 

 

2 – Conheça bem os produtos e serviços dele.

Funciona muito bem para quando o cliente chega na loja e se equivoca ou tenta argumentar em favor próprio. Vamos supor que uma pessoa entre na sua loja e diga: “seu preço está alto em comparação ao concorrente, pois o produto dele é melhor”. Somente conhecendo bem o produto do concorrente é que você poderá contra argumentar, mas atenção: sempre mostrando a ele, de forma bem-educada, e através de raciocínio lógico, em que ponto ele está errado, sem que ele se sinta ultrajado.

 

 

3 – Fortaleça sua relação com o cliente.

Neste pronto sua preparação é fundamental. Já falamos aqui sobre como iniciar uma venda. Cada pessoa gosta de ser abordada de uma forma e, sabendo como fazer, você vai aumentar as chances que ela continue comprando com você (e não com o concorrente). Outra dica importante é utilizar recursos para encantá-lo: pode ser através de um showroom que valorize seus produtos ou de recursos tecnológicos que façam com que seu cliente tenha uma experiência relevante. Dessa forma você e seu produto, e não os do concorrente, ficarão registrados na memória do comprador.

 

4 – Conseguiu o cliente? Fidelização nele!

Parabéns, você conseguiu conquistar um cliente que antes era do seu concorrente. Essa foi a parte fácil. O difícil é fazer com que ele continue com você e nem se lembre-se de que comprava em outro lugar. Existem várias formas de fidelização do cliente, uma delas é atendê-lo da forma como você gostaria de ser atendido, ou seja, dê a ele tratamento VIP. E mais: ouça-o com atenção, nunca desconsidere seu ponto de vista e faça com que ele se sinta atendido em todas suas necessidades.  Finalizada a compra, nunca se esqueça do pós-venda: depois de alguns dias, ligue para seu cliente para saber se ele está satisfeito com o produto e se precisa de mais alguma informação ou ajuda. Ele ficará surpreendido positivamente e sempre se lembrará de você.

 

5 – Reconheça a importância da tecnologia.

Nunca menospreze as ferramentas digitais. Hoje uma empresa precisa existir na internet. Se você ainda não está fazendo isso, pode ter certeza que seus concorrentes estão. Então, verifique o que eles estão fazendo e supere-os. Muitas pessoas hoje em dia têm o primeiro contato com novos produtos pela internet -  uma ótima forma de aumentar as vendas é expandir seu negócio para e-commerce, ou seja, ter uma loja virtual. Atualmente existem empresas especializadas em montar esta ferramenta que vai lhe ajudar a superar a concorrência.

 

6 – Siga as regras.

Por mais difícil que a concorrência esteja, sempre siga as regras da sua empresa. Você pode até não concordar com todas, mas a ética sempre deve vir em primeiro lugar (se você não está satisfeito com as diretrizes ou tem ideias, coloque o assunto em reunião ou converse com seu gerente). Você não precisa ter medo de ser competitivo, mas nunca manipule o sistema para ganhar. Isso pode gerar uma péssima impressão sobre você e fazer com que seus colegas e chefes percam a confiança no seu trabalho.

 

 

Não é tão difícil. A concorrência existe para ser vencida e, sabendo lidar, você pode até se beneficiar dela. Como prometido, veja abaixo a oração ao concorrente:

 

Oração ao concorrente

 

“Benditos sejam meus concorrentes!

Que não me deixam ficar acomodado nunca.

Que me fazem:

   - acordar mais cedo, assim eu aproveito melhor o dia;

   - tratar melhor as pessoas;

   - ultrapassar os obstáculos das dificuldades e imprevistos;

Que apontam minhas falhas para que eu possa corrigi-las.

Que me obrigam a:

   - melhorar de forma contínua meus produtos e serviços;

   - estudar e aprimorar-me continuamente;

   - ser criativo, descobrindo e fazendo coisas das quais não pensava ser capaz;

   - ser cada vez mais competente;

Que me motivam a trabalhar com entusiasmo redobrado.

Que estimulam meu desejo de superar-me constantemente.

Mas principalmente, porque tiram de mim o melhor que há, em benefício dos meus clientes e parceiros”

Atílio Fontana, Fundador da Sadia.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon