Você sabe como trabalhar com “mix” de produtos?

July 20, 2017

Você que trabalha com vendas com certeza sabe o que significa a expressão “mix de produtos”, certo? Combinar produtos e serviços em uma venda é uma ótima forma de aumentar o faturamento da empresa e uma grande oportunidade para liberar seu estoque e até conquistar o cliente da concorrência. Veja algumas dicas:

1 – Monte seu “mix”.

Para fazer com que uma campanha de “mix de produtos” tenha sucesso, é preciso saber montar uma boa combinação de itens. Por exemplo: se você trabalha em uma loja de materiais de construção, ofereça acessórios vinculados ao produto que o cliente está comprando. Se ele estiver levando uma pia, já ofereça a torneira e o sifão. Essa combinação de produtos deve ser bem planejada e passada de forma eficiente para todos os vendedores, ou seja, o “mix” e suas vantagens devem estar na ponta da língua.

2 – Ofereça descontos.

Produtos do “mix” devem ter alguma vantagem para o comprador. Lembre-se que muito provavelmente ele não estava pensando em comprar todos os produtos do “kit” então, você deve dar alguma vantagem para que ele leve o pacote. Uma boa alternativa é dar um desconto para as outras peças da promoção. Por exemplo: levando duas calças, você ganha desconto de 5% em qualquer camisa da linha “X”;

 

3 – Renove.  

Muito cuidado na hora de montar um “mix”. Atrás do produto principal, você deve colocar os produtos que saem menos (seja por falta de lembrança do consumidor ou por outros motivos). Essa é uma boa forma de vender estes itens, liberar espaço, renovar seu estoque e ainda investir em produtos com mais saída. Um bom exemplo são meias. Dificilmente alguém sai de casa apenas para comprá-las. Então, se você for vender um par de tênis, já as ofereça para complementar o calçado. Com certeza o comprador vai gostar de ter sido lembrado deste item que muitas vezes é esquecido;

4 – Dê um destaque.

De nada adianta montar um ótimo “mix” de produtos se os clientes não souberem. Uma boa dica é informa-los pelas redes sociais, panfletos ou anúncios e destacar o “kit” logo na entrada da loja. Por exemplo: uma loja de cosméticos pode montar um conjunto com itens de maquiagem e um kit de unha que inclua o alicate e os esmaltes. Não se esqueça de montar variações deste kit com preferências como: cores vibrantes, cores neutras, “look” para dia e para noite, entre outros. Dessa forma você vai poupar a consumidora de ter que ficar combinando as cores e será muito mais fácil para que ela compre todos os produtos;

 

5 – Novos produtos!

Eles são mestres em chamar a atenção do consumidor. Então, aproveite a oportunidade dos lançamentos para sugerir produtos complementares. Uma concessionária de carros, por exemplo, pode oferecer vantagens para o seguro no mês de lançamento daquele modelo. Ou então oferecer condições especiais nas revisões. Muitas vezes é até possível fazer com que seu cliente abandone o produto ou serviço do concorrente e comece a comprar com você.  

 

Aprendeu? Então pense nos produtos que têm na sua loja, converse com a equipe e comece já a montar seu “mix” de produtos e veja suas vendas crescerem!

 

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