Conheça 5 atitudes positivas para aumentar as vendas e motivar sua equipe

August 14, 2017

 

1 – Missão, visão e valores: para reforçar seus diferenciais competitivos, toda empresa deve ter, de forma bem clara, missão, visão e valores. A missão é o porquê sua empresa existe e o segmento em que atua; a visão é o ponto em que a empresa quer chegar (pode ser um objetivo de longo prazo, por exemplo: ser referência no Brasil no setor); já os valores são os princípios éticos. É muito importante que todos os funcionários conheçam estes conceitos pois, dessa forma, eles sentem-se mais comprometidos com a empresa. Quanto mais comprometidos, mais e melhor eles trabalham e isso, no caso dos vendedores, pode representar aumento nas vendas.

2 – Delegue: se você é líder de uma equipe de vendas, comece a delegar mais funções. Chefes centralizadores costumam ficar sobrecarregados de tarefas obstruindo o fluxo de trabalho. À medida em que você der mais responsabilidade para seus vendedores, irá perceber quais são os mais dedicados e comprometidos. Além de ter mais tempo para se dedicar à outras funções, você fará uma “seleção natural” e poderá montar uma equipe apenas com os melhores vendedores. O resultado você já sabe.

3 – Relatórios: por mais chato que pareça, cobre relatórios de vendas. Eles são muito importantes na hora de tomar decisões. Tente fazer de uma forma que não pareça cobrança: você pode argumentar que o objetivo dos documentos é para melhorar as estratégias de vendas, tomando sempre as melhores decisões para a empresa. Por exemplo: se um produto está vendendo pouco, é possível saber, pelos relatórios, que os clientes estão muito insatisfeitos. Então será que vale a pena manter tal produto? Ele pode estar ocupando espaço na loja e tempo dos seus vendedores. Que tal mudar o foco para outro produto?

4 –Atas: outra coisa que muitas empresas não dão muita importância são as atas das reuniões. Além de alinhar o discurso do que foi resolvido, ninguém poderá alegar desconhecimento das decisões. Dessa forma você ficará livre para cobrar o que não está sendo feito, sem se sentir um “carrasco”. Por exemplo: imagine que ficou decidido em reunião que, para aumentar as vendas, um determinado produto poderia ter uma margem de desconto um pouco maior durante aquele mês. Se todos os vendedores não seguirem essa diretriz, dificilmente o objetivo de aumentar as vendas será alcançado.  

 5 – Comemore: focar nas vitórias é uma ótima forma de incentivar seus vendedores. Nada mais gratificante que receber um elogio do chefe, certo? Então, toda vez que sua equipe bater uma meta, comemore! Não precisa dar uma festa a cada vez que isso acontece, mas investir alguns minutos no começo do dia e reunir todo mundo para compartilhar os resultados é uma grande injeção de ânimo na equipe. Outra boa dica é falar sobre os casos de sucesso. Conte sobre aquele vendedor que conseguiu  resolver um problema do cliente através do pós-venda.  Explique para a equipe o que e como ele fez, mas tome cuidado para que os outros não se sintam preteridos nem enciumados.  

Existem várias outras formas de motivar sua equipe para aumentar suas vendas. Essas cinco são apenas algumas delas. Se você já usa estes conceitos ou faz isso de forma diferente, compartilhe sua experiência com a gente!  

 

Fotos: Freepik

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon