Saiba como evitar conflitos entre diferentes gerações de vendedores

August 30, 2017

As empresas gastam até 5 horas por semana para gerenciar conflitos entre funcionários de gerações diferentes, o que equivale a uma perda de produtividade de 12%.  Esses dados foram revelados após uma pesquisa recente feita pela ASTD Workforce Development com 1.348 entrevistados.

 

Já pensou o quanto significa uma perda de 12% em suas vendas? Para que isso não aconteça, separamos algumas orientações para que você saiba como administrar a relação entre vendedores de diferentes gerações.

 

Atualmente existem pelo menos três gerações de profissionais em ação no mercado de trabalho. Conheça um pouco mais do perfil de cada uma.

 

 

- Geração “Baby Boomer”: os nascidos entre 1946 e 1964 são funcionários que têm uma forte ligação com o trabalho. São mais conservadores e muitos deles passam anos no mesmo emprego;

 

- Geração X: nascidos entre 1965 e 1980, são mais flexíveis e foram os primeiros a aprender a lidar com as novas tecnologias. Como valorizam mais a liberdade, não veem problema em mudar de emprego;

 

- Geração Y: nascidos entre 1980 e 1990, também são conhecidos pela expressão “millennials” e adoram trabalhar com tecnologia, além de valorizar a qualidade de vida.

Se na sua equipe há vendedores dessas três gerações, é muito provável que exista algum tipo de conflito entre eles. Saiba como lidar com essa situação para evitar que desentendimentos acabem refletindo no faturamento:

 

1 – Não tome partido.

Lembre-se que você também pertence a uma dessas gerações e evite defender quem é “do seu time”. Diante de um conflito, ouça todos os lados e pondere. Depois, reúna os envolvidos e oriente-os sobre as diretrizes da empresa em relação ao assunto. Por exemplo: se um funcionário mais antigo se recusa a trabalhar com tecnologia, faça com que ele veja as vantagens que ela proporciona: “o WhatsApp é uma forma eficiente de fazer um pós-venda, vamos experimentar”? Certifique-se de que a empresa lhe dará o treinamento adequado para isso, assim ele não se sentirá excluído. O mesmo vale para um funcionário mais jovem que não esteja cumprindo os horários de chegada. Ele também deve ser orientado.

 

2 – Promova a troca de experiências.

Vendedores de gerações diferentes podem achar que a sua forma de realizar as vendas sempre é a melhor. Se você estiver chefiando a equipe, tire proveito disso! Promova reuniões nas quais possam ser feitas trocas de experiências. Uma geração tem muito a ensinar para a outra. Por exemplo: um funcionário “baby boomer” pode ensinar a um da “geração y” sobre como fidelizar um cliente através da relação presencial, “olho no olho”. Em contrapartida, o funcionário mais jovem poderá ensinar-lhe como fazer isso também através das redes sociais. As relações entre eles irão melhorar e todos saem ganhando!

3 – Implante o fluxo livre.

Compartimentos estanques promovem ainda mais a segregação entre as gerações. O ideal é que o local de trabalho promova a integração entre as várias gerações de vendedores. Assim a interação e o diálogo ficam mais fáceis e nenhum deles se sentirá “melhor do que o outro”. E mais: eles poderão observar de que forma cada um faz o seu trabalho podendo extrair lições valiosas sobre técnicas de vendas. Outra boa dica é, durante as reuniões, desfazer as “panelinhas” fazendo com que diferentes gerações se sentem uma ao lado da outra.

 

4 – Faça avaliações.

Para que as diferentes gerações possam quantificar, de forma mais palpável, como está sendo o desempenho, promova avaliações, de preferência a de 360 graus. Nela, cada funcionário é avaliado por seus superiores, pares e subordinados. Depois, faça um relatório com os pontos fortes e fracos de cada um. As boas ideias e iniciativas devem servir de exemplo, independentemente de qual geração elas vieram. O ideal é listar bons exemplos de todas elas. Também é importante relatar, da mesma forma, as ações que estão em desacordo com as políticas da empresa.

 

Gostou das orientações? Então verifique como estão as relações entre as diferentes gerações de vendedores da sua empresa e, se necessário, implante algumas mudanças.

 

Fotos: FreePik

 

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