15 de setembro: dia do cliente. Você se preparou?

September 8, 2017

 

Reza a lenda que você não pode falar com o cliente apenas quando precisa dele. Entrar em contato para fazer ofertas de produtos é desejável, mas apenas fazer isso pode ser um tiro no pé, pois alguns clientes podem se sentir menosprezados.

Se você já se preparou para esta data, parabéns, mas, se ainda não pensou em nada, segue um plano emergencial (o ideal é preparar uma campanha de relacionamento com antecedência). Ainda dá tempo de não deixar esta data passar em branco. Saiba o que fazer:

 

- E-mail marketing: a grande vantagem desta ferramenta é que ela pode ser produzida e disparada rapidamente. Crie uma campanha simpática, parabenizando o cliente pelo seu dia e atenção: nada de oferecer produtos nem descontos (esse é o dia dele). Antes de mandar a mensagem, verifique se o seu mailing de clientes está atualizado, pois se não estiver, muitos clientes podem não receber a mensagem. E mais: verifique como está a taxa de rejeição: muitos clientes podem ter classificado suas mensagens como lixo eletrônico ou simplesmente não a leem. Se esta taxa estiver alta, você precisa repensar as estratégias.

- Outras ferramentas digitais: a mensagem de parabéns também mesmo pode ser enviada através de WhatsApp ou SMS, mas tenha cuidado: se o seu público for muito conservador, pode não gostar de receber uma mensagem dessa forma, mesmo se for de parabéns. Algumas pessoas consideram esses canais muito pessoais e não gostam de receber mensagens que não sejam dos amigos e da família.

- Nesse dia, na sua loja, aproveite a oportunidade parabenizando os clientes que estiverem lá. Você pode colocar, dentro da sacola de compras, por exemplo, um bilhetinho bem simpático. Se trabalhar com alimentos, pode inserir, junto com o bilhete, um pacotinho de balas ou, se for uma perfumaria, colocar um sabonetinho. Outra boa dica é espalhar cartazes e banners pela loja e enfeitá-la de acordo com o perfil do seu público.

- Telefone: separe uns 30 clientes bem especiais, que você tem um relacionamento mais próximo, e telefone para eles. Lembrando que a mensagem deve ser bem simpática, rápida e sem caráter comercial. Não se esqueça de perguntar antes se eles não estão ocupados. Agradeça pela atenção e deseje a eles um ótimo dia.

 

Lembre-se de que todas estas são ações emergenciais. Que tal, para o ano que vem, você se preparar com antecedência? Pense em como seus clientes gostariam de ser lembrados e surpreenda-os!

 

Imagens: FreePik



 

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