Tendências em vendas para os próximos anos

September 14, 2017

 Como você sabe, o mercado é dinâmico.  Práticas que funcionam bem hoje podem estar desatualizada em alguns anos. Por isso, preste atenção nestas cinco tendências em vendas para os próximos anos e, se for preciso, atualize-se!

 

1 – Profissionalização: as tendências apontam que, nos próximos anos, a qualificação do vendedor será mais responsabilidade dele do que da empresa. Isso porque ele é a melhor pessoa para escolher qual curso se adapta melhor às suas necessidades. Nem sempre a empresa tem condições de treinar, individualmente, cada vendedor para isso. É claro que o resultado será refletido diretamente no aumento das vendas, decorrência de um treinamento personalizado, focado nas principais necessidades daquele vendedor, afinal, ninguém melhor do que ele para saber em que área precisa se desenvolver.

 

2 – Intermediários: o mercado está apontando para a diminuição do caminho entre produtores e compradores, ou seja, limitando os intermediários que, de má fé, praticam formas abusivas de lucros. Por exemplo: um fabricante de colchões pode vender apenas pelo site, eliminando custos com lojas. Mas atenção! Isso não quer dizer que não haverá mais lojas, é apenas uma tendência. O mais provável é que as empresas invistam cada vez mais em e-commerce. Então, prepare-se para esta nova realidade.

3 – Prospecção: o perfil do vendedor B2B, ou seja, da empresa para o lojista deverá mudar de foco. As vendas poderão ser substituídas, em grande parte, pela prospecção, o que irá diminuir drasticamente os custos das empresas com equipes externas. Segundo os especialistas, a previsão é que, depois de prospectados, os lojistas façam os pedidos para uma equipe interna, por telefone e até por aplicativos.

 

4 – Empatia: para sobreviver nas próximas décadas, o vendedor, ou quem for prospectar clientes, deverá elevar o nível da empatia. Não bastará apenas ser simpático, olhar nos olhos no cliente, mostrar-se disponível e ter um bom nível de conversa.  Antes de falar com o lojista, ele deverá fazer uma pesquisa a fundo sobre a empresa que irá visitar, os produtos que ela vende, bem como o perfil do lojista: se ele tem algum hobby, família, se é mais conservador ou se é mais arrojado. Tudo para aumentar o nível de empatia.

5 – Busca: sabemos que ter seu produto encontrado na internet não é novidade, mas para os próximos anos, é preciso que seu cliente consiga encontrá-lo em qualquer plataforma e, de preferência, que você esteja na primeira página dos sites de busca. Como a tecnologia evolui a todo momento, é preciso estar atento às novas formas de comunicação. Preste atenção nas novidades tecnológicas e em quais ferramentas as pessoas estão buscando produtos.

 

O que você achou destas tendências? Compartilhe sua experiência com a gente e boas vendas!

Fotos: FreePik

 

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