Você tem uma loja virtual? Se não, comece agora mesmo!

September 26, 2017

R$ 21 bilhões. Esse foi o total do faturamento das lojas virtuais no Brasil apenas no primeiro semestre. Este número mostrou um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Então, se você ainda não tem um e-commerce, que tal começar a pensar no assunto e aumentar suas vendas? Separamos algumas orientações importantes antes de você se aventurar no mundo digital:

1 – Entenda o negócio. Antes de partir para as vendas digitais, é preciso que você entenda exatamente como isso funciona. O e-commerce é muito mais do que “colocar produtos no site” e deixar que eles se vendam sozinhos. Por isso, consulte um profissional ou agência especializada na área e verifique se está na hora de você atuar dessa forma. Além disso, é preciso entender que, assim como a loja física, um e-commerce tem custos de produção e manutenção.

 

2 – Profissionalize. Sabe aquela história de “meu sobrinho faz site”? Esqueça. Contrate um serviço profissional e discuta quais as melhores opções para a sua loja virtual: plataforma, layout, público alvo, produtos em destaque, formas de pagamento, entrega e investimentos. Existem muitas variáveis dependendo do tipo de produto, perfil do cliente e até do seu jeito de fazer negócios. E mais: a segurança para os consumidores é fundamental, por isso seu e-commerce deve ter um certificado de segurança contra fraudes.

 

3 – Seja prático. Tenha um e-commerce que consiga ser acessado por diferentes plataformas como notebooks, tablets e principalmente smartphones (no qual se concentram a maioria das compras). Os clientes devem conseguir fazer as compras em todos eles. Traduzindo: o layout deve ser responsivo, ou seja, deve se encaixar automaticamente no dispositivo do usuário.

 

 

4 - Prepare-se. Com seus produtos à venda na internet, você precisa ter um estoque que dê conta dos pedidos, caso contrário, o cliente irá comprar em outro lugar. Certifique-se também de cumprir os prazos de entrega e fazer o pós-venda, perguntando aos clientes se eles ficaram satisfeitos com o processo de compra e com o produto.

5 – Aproveite oportunidades de vendas on-line como a Black Friday que este ano promete bater um recorde: serão R$ 2,2 bilhões em movimentações de vendas online, um aumento de 15% a 20% em relação ao ano passado e você não vai querer ficar de fora, certo? Este ano ela acontece no dia 24 de novembro então, ainda dá tempo de se preparar!

 

 

Aposto que depois destas orientações você já deve estar convencido. Então prepare-se da forma correta e comece a vender também pela internet. Seu faturamento vai aumentar e sua carteira de clientes também.

 

Imagens: FreePik

 

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