Cinco atitudes que destroem suas vendas

September 29, 2017

 

Durante o dia a dia, na rotina de trabalho, você aplica uma série de técnicas de vendas para conseguir resultados, certo? Mas pode ser que você esteja cometendo erros terríveis, daqueles que podem fazer com que você perca não apenas as vendas, mas também os clientes. Veja os cinco principais:

 

1 – Julgar o cliente. Aqui vale a máxima “não julgar o livro pela capa”. Pode ser que o cliente não esteja tão bem vestido ou não seja tão articulado, mas isso não quer dizer que ele não tem dinheiro ou que não vá comprar seu produto. Imagine se o cliente percebe que você não está lhe dando a atenção adequada por causa da sua aparência? Vai pegar muito mal e ele poderá compartilhar sua experiência ruim com os amigos e até nas redes sociais. E mais: independentemente disso, tratar bem as outras pessoas, deve ser regra em todos os casos.  Então, por mais simples que o cliente seja, é preciso dar a ele a mesma atenção que você daria para os outros.

 

2 – Parar de aprender. Esse é um erro muito comum, principalmente do líder da equipe: achar que todos já sabem o suficiente sobre o negócio. O problema é que a dinâmica do mercado está em constante mudança, assim como a forma como as pessoas compram e pensam. O que valia há um ano ou até há um mês, já pode estar ultrapassado. Por isso, foco nos treinamentos periódicos da equipe: além de atualizados, os funcionários ficarão mais motivados.

 

3 – Pensar por você. Pode ser que você tenha seus produtos preferidos na loja em que trabalha, mas será que eles são os ideais também para o seu cliente? Por exemplo: você gosta mais de aparelhos eletrônicos “wireless”, ou seja, sem fio, e não se incomoda de ficar trocando as pilhas periodicamente. Pode ser que o seu cliente não goste de gastar dinheiro com isso e até ache que um mouse com fio é mais eficiente. Então, o ideal é explicar as diferenças entre os dois, vantagens e desvantagens e deixar que o cliente decida. Se o cliente pedir a sua opinião, aí sim você pode dizer.

 

4 – Medo. Como é o cliente que tem o dinheiro, teoricamente também tem o poder sobre a venda. Isso pode intimidar alguns vendedores que acabam, logo de cara, com a negociação, fazendo com que ele consiga até mesmo descontos que a loja não pode oferecer. O ideal é se colocar em uma posição de igualdade e convencer o consumidor a comprar o produto pelas suas qualidades ou porque precisa dele, entre outros argumentos.

 

5 -  Argumentos. Muitos clientes podem chegar até você listando as qualidades do concorrente: entre elas, o menor preço é a campeã! Para conquistar o cliente e fazer a venda, é preciso que você saiba lidar com este tipo de argumento. Você pode dizer, por exemplo; “ certo, lá é mais barato, mas a marca é a mesma ou de qualidade inferior”? ou então: “esse valor inclui uma garantia estendida e nosso prazo de entrega”? Descubra uma forma para que o cliente perceba que sairá ganhando mais comprando de você, mesmo que o preço do concorrente seja menor.

 

Se identificou com alguma dessas atitudes? Se sim, mude agora mesmo e reveja sua forma de fazer as vendas.

 

Fotos: FreePik

 

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