5 dicas para não perder uma venda

October 3, 2017

Para se diferenciar no mercado e ser um profissional de qualidade é preciso ter bastante conhecimento e ainda se aperfeiçoar constantemente. Se a profissão escolhida é a de vendedor, além do talento comercial, é preciso conhecer bem o produto que está sendo oferecido e ter muito “jogo de cintura” para fazer de uma simples venda, um cliente satisfeito e fidelizado.

 

A primeira dica para quem quer ser um bom vendedor e não perder uma negociação é esquecer os motivos que, aparentemente, fariam seu cliente não comprar. Sempre existirá consumidores atrás de produtos, basta estar no lugar certo, na hora certa. Veja mais cinco indicações que vão te ajudar a garantir a venda.

 

 

1- Bem informado e pronto para tirar dúvidas

 

Já pensou em oferecer um produto e o seu cliente saber mais do que você sobre ele? Hoje, com a facilidade de informação disponível no ambiente virtual, é bem provável que o seu cliente chegue até você com todos os detalhes do que ele quer comprar: tamanho, durabilidade, opção de cores, preço da concorrência, etc.

 

Você deve ser um consultor para ele, o especialista no assunto, mostrando outros benefícios e diferenciais perante os demais produtos oferecidos no mercado. Se você mostra que sabe, mostra também segurança e confiabilidade.

 

2- Paciência e relacionamento

 

O consumo é dividido em bens e serviços, cada um com infinitas possibilidades e particularidades. Vender uma bola é diferente de vender um carro, assim como vender um curso é diferente de vender um plano de saúde. Mas existe algo em comum a todos esses tipos de venda, a paciência. Se o vendedor não souber ser paciente para oferecer o produto na hora, provavelmente a negociação não dará certo.

 

E para ter paciência, é preciso ter relacionamento com o cliente para entendê-lo, ouvi-lo e, só depois, oferecer o que ele precisa. Sem um bom relacionamento, ficará muito mais difícil acertar no pedido, na quantidade ou até no desconto. É fundamental entender a realidade do seu cliente antes de fechar a venda, assim ele ficará mais feliz e você também.

 

3- Atendimento diferenciado

 

Você pode ter um ou centenas de clientes, mas cada um tem seu perfil e realidade. Evite entrar no “modo automático” do preenchimento de um cadastro. Vá além dos dados tradicionais, como nome, telefone e e-mail. Saiba a data de fundação da empresa, a data de aniversário do cliente, se tem filhos, o time do coração, se gosta de pescar ou de ouvir sertanejo. Essas e muitas outras informações ajudam a diferenciar cada um e, consequentemente, personalizar o atendimento.

 

Imagina se você resolve visitar o cliente justamente no dia do aniversário dele e você não sabia? Não seria uma excelente oportunidade de levar um brinde ou de oferecer um desconto diferenciado?

 

4- Supere expectativas

 

Além de ser um bom vendedor, você com certeza é cliente de muita gente. Nesse “papel” de cliente, você gosta de ser bem atendido, não é? E quando suas expectativas são superadas? Aí fica melhor ainda.

 

Sempre que possível, busque superar as expectativas do seu cliente. Seja no prazo de entrega ou na quantidade solicitada. Veja como é possível ir além e encantar. Não é para arriscar a segurança do produto, pulando uma etapa apenas para terminar mais rápido, mas sim conseguir otimizar recursos, tempo e dinheiro e proporcionar uma entrega especial.

 

Superar expectativas garante fidelização e reconhecimento por parte do cliente. Ele sempre lembrará desta boa ação e dará preferência por você.

 

5- Seja honesto e peça feedback

 

Mentir para garantir uma venda não é apenas ruim, mas é antiético. Vender a qualquer custo pode ocasionar em frustração no cliente e arruinar qualquer tipo de relacionamento. Se a venda não foi fechada na hora, trabalhe para que ela aconteça no futuro, com honestidade e confiabilidade. O cliente sabe quando o vendedor está mentindo e perderá a confiança.

 

Ao final da negociação, pergunte ao cliente o que ele achou do produto e do seu atendimento. Explique que o feedback dele ajudará em novos negócios e até na melhoria do produto/serviço. Anote os pontos importantes e envie um e-mail ou mensagem agradecendo a contribuição.

 

Agora sim, tudo pronto então boas vendas! E caso queira ter outras dicas para o seu a dia a dia comercial, continue acompanhando o nosso blog. Inscreva-se e curta a nossa fanpage.

 

Foto: FreePik

 

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