Quem avisa, bom vendedor é

Imagine a cena. Um cliente chega a sua loja e pergunta onde fica o cimento. Qual a sua primeira reação? É ali e ponto ou tentaria ajudar em algo mais?
O bom vendedor é esse último, aquele que quer saber mais e transforma o primeiro contato em uma consultoria, mesmo que não gerando um negócio naquele momento. Ajudar o cliente não é "perder tempo", é tornar-se uma referência quando ele precisar. Por isso o ditado, “quem avisa, amigo é”.
Se você quer ser esse bom vendedor, que se torna o consultor do cliente, veja essas dicas que preparamos para você.
Por onde começar
No segmento de material de construção, o ponto fundamental é saber em qual estágio da obra está o seu cliente para que você possa oferecer as melhores soluções e produtos a ele. Tente colher o máximo de informações. Se conseguir anotar, melhor ainda. Enquanto o cliente olha as opções você já pode traçar uma estratégia dos próximos passos para ele.
Ao formatar a ideia ficará mais fácil oferecer os produtos. É nesta hora que surgem as oportunidades e uma venda pequena pode se transformar em um projeto completo. Basta saber ouvir e prestar a atenção aos detalhes.
Ofereça opções
Ter conhecimento de todo o portfólio de produtos da sua loja ou do seu setor faz de você um especialista e demonstra segurança e confiabilidade para o cliente.
Não julgue pela aparência porque não é desta forma que você saberá o valor que o cliente pode investir. Apresente todas as opções, valores mais altos até os mais baixos. Mostre o famoso “custo-benefício” que só quem sabe mesmo, pode falar.
Se preferir, pode ainda perguntar qual é o valor que o cliente está disposto a pagar. Com essa base, você saberá o produto mais coerente para mostrar, mas também pode apresentar outras opções para avaliação do cliente.
Quando alertar
Se o cliente vier com uma ideia já definida, ouça e ajuda-o a analisar bem se realmente é a melhor solução. Não é porque ele está decidido a comprar que você vai deixá-lo fazer uma escolha ruim, não é mesmo? O bom amigo ou o bom vendedor é aquele que avisa sim, mesmo que a informação não altere o posicionamento do cliente.
Mostrar-se preocupado, com vontade de entender. Se o cliente saiu de casa para ir até a sua loja, significa que ele precisa de algo e quer ajuda, então esteja pronto para ser você, o bom vendedor que ele precisa.
E você, é um bom vendedor? Compartilhe conosco suas dicas e continue acompanhando o nosso blog. Inscreva-se e curta a nossa fanpage @cozimaxmoveis.