A importância do Pós-Venda

December 5, 2017

 Podemos afirmar que um dos maiores erros cometidos pelas empresas atualmente, é dedicar toda a sua atenção e o esforço da equipe no processo de venda, deixando de lado o pós-venda, um importantíssimo canal de relacionamento com o cliente. E acredite: essa interação empresa/cliente após a conclusão da venda é tão importante quanto qualquer outro processo antes ou durante a negociação, pois é nela que podemos transmitir ao consumidor diferenciais muitas vezes não identificados em um primeiro momento, como credibilidade, eficiência e a atenção da empresa no atendimento de seus clientes.

 

Assim, seja no pós-venda ativo ou receptivo (quando o lojista entra em contato com o comprador e vice-versa), temos aqui um canal que pode contribuir ativamente para a fidelização de seus clientes, e, só para você ter uma ideia, aquele simples atendimento com o intuito de sanar dúvidas que surgiram após a compra, pode ser gatilho que faltava para conquistar definitivamente o seu cliente. Abaixo, apresentamos 4 motivos que comprovam a eficácia de um bom trabalho de pós-venda:

 

1 -  O famoso “Boca a boca”: Não tenha dúvidas de que ao oferecer um atendimento de pós-venda e assistência de qualidade,  existe uma grande probabilidade do cliente comentar com outras pessoas ou até empresários do mesmo setor, sobre a qualidade do seu produto/serviço,  e principalmente a atenção que lhe foi dada durante todo o processo de pós-venda. E é claro, esteja preparado para colher bons frutos com essas indicações.

2 – Fidelização: Juntamente com o boca a boca descrito no item anterior, a fidelização se torna a consequência de um pós-venda bem trabalhado, afinal o cliente passa a enxergar claramente os diferenciais da empresa, seja na qualidade do produto/serviço ou em seu atendimento, e priorizará sempre a mesma em suas futuras compras.

 

3 – Motivação dos vendedores: Tão gratificante quanto ver a satisfação dos clientes, é perceber o quanto os próprios vendedores se sentem impactados com as ações da empresa. Assim, a motivação dos vendedores torna-se um importante fator de engajamento com os valores e objetivos da empresa. Ah, mas fique atento e não deixe essa motivação “esfriar”, oferecendo sempre apoio durante o processo e oferecendo treinamentos e especializações que agreguem valor e conhecimento à equipe de vendas.

 

4 – Feedbacks: Ainda graças ao pós-venda, existe a possibilidade de colhermos feedbacks contínuos dos clientes a respeito de todo o processo de venda e atendimento. São informações valiosas, que permitem não só levantar falhas, mas principalmente melhorar ainda mais o seu processo de venda e demais padrões de qualidade.

 

E na sua empresa, existe a preocupação em se realizar um pós-venda de qualidade? Compartilhe esse conteúdo e continue ligado em nossas dicas no Blog do Vendedor Cozimax!
 

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