O cliente deseja cancelar a compra. E agora, o que fazer?

December 21, 2017

 

Você cumpriu com extrema maestria todo o processo de venda e no dia seguinte recebe a ligação do cliente dizendo que deseja realizar o cancelamento da compra. Já esteve diante de uma situação como essa? Não é fácil se deparar com uma boa venda sendo cancelada, prejudicando assim a sua meta e planejamento, não é mesmo? Mas nem tudo está perdido! Você ainda pode reverter esse cenário e para ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas úteis. Confira:

 

Entenda o motivo

 

Esse é o primeiro ponto para concentrar os seus esforços, por meio de uma boa conversa com o seu cliente. Escutar o que ele tem a dizer, de maneira informal, sem muitas perguntas e questionamentos sobre a compra, é a maneira mais tranquila de buscar a resposta que precisa e posteriormente pensar na abordagem para reverter a decisão.

 

 

Tenha uma “carta na manga”

 

Após analisar os principais motivos que levaram o cliente a solicitar o cancelamento, é hora de pensar nas alternativas. Caso o motivo esteja relacionado diretamente com o preço do produto, prepare-se para oferecer uma nova oferta ou condição especial que façam o cliente repensar sobre cancelar ou não a compra.

 

Um bom desconto, uma melhor forma de pagamento e até mesmo um produto ou acessório de cortesia também podem ser oferecidos, observando sempre com muita cautela qual é o limite que você pode chegar, para que sua empresa não fique no prejuízo após a negociação.

 

Paralelo ao momento de oferecer a oferta, é importante destacar o trabalho de relacionamento com o cliente por parte do vendedor, considerado como o diferencial que pode influenciar positivamente durante a nova negociação.


Mostre o valor de seu produto

 

Tão  importante quanto oferecer uma oferta ou desconto exclusivo, é saber o momento exato de enaltecer as qualidades e benefícios do seu produto ao cliente. E convenhamos: É fundamental que o vendedor conheça à fundo o produto, incluindo detalhes de sua matéria-prima e até mesmo  informações sobre a sua fabricação.

 

Evidentemente que é válido citar novamente a importância de existir aqui um relacionamento com o cliente, conquistado no momento da venda em si ou em negociações anteriores, garantindo assim um estreitamento e transmitindo a confiança desejada.

 

Um bom vendedor sabe a hora certa para entrar em contato com o cliente, e esse timing se faz ainda mais necessário no momento de fazer com que o cliente repense sobre cancelar ou não a compra, apresentando na hora certa um conjunto de motivos com base nas dicas acima e garantindo um final feliz na negociação. 

 

E você? Já vivenciou uma situação parecida? Quais as estratégias utilizou para reverter a situação? Escreva nos comentários e continue acompanhando nosso artigos aqui no Blog do Vendedor Cozimax!

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