4 abordagens erradas que podem fazer o cliente desistir da compra

February 19, 2018

 

Existem muitas técnicas para encantar o seu cliente e outras inúmeras que podem contribuir de forma desastrosa para o desfecho da negociação. Confira mais esse artigo do Clube do Vendedor Cozimax!

 

1. O vendedor que fala demais: Ninguém suporta aquele típico vendedor que só quer falar dos benefícios do produto, enaltecer qualidades e diferenciais, mas que não dá uma brecha sequer em seu discurso para que o cliente ao menos dialogue ou diga que deseja ver outros modelos do mesmo produto, por exemplo. Saber ouvir é imprescindível no momento da negociação, para que o cliente dê sua opinião e você possa entender o que ele realmente deseja ou precisa.

 

2. Falta de empatia: Não seja um vendedor do tipo mau humorado e antipático, que não demonstra vontade em atender as pessoas com a qualidade que elas merecem. Entenda o perfil de cada cliente, desde o momento em que ele entra na loja até o momento da negociação. As pessoas tem a tendência natural de confiar muito mais em quem demonstra ter uma afinidade ou algo em comum, e, baseado nessa premissa, procure criar sempre uma boa impressão de maneira que o cliente se simpatize com você.

 

 

 

3. Ser invasivo: Saber o momento certo de perguntar é fundamental para que se mantenha o cliente próximo de você. Desenvolva um comportamento que crie confiança e empatia, sem falsas promessas ou excessos e ouvindo sempre as respostas do cliente antes de perguntar algo novamente, além de conter a famosa demonstração de ansiedade em vender.

 

4. Subestimar as opiniões do cliente: Nunca, e em hipótese alguma menospreze ou subestime o comprador, seja pelo potencial financeiro ou conhecimento sobre os produtos. Seu atendimento deve oferecer as melhores condições de compra a todos, e as dúvidas devem ser sanadas levando em consideração que o cliente também conhece o mercado e fez diversas pesquisas com o objetivo de aprofundar-se sobre o produto que deseja adquirir antes de chegar até você.

 

Fique atento a essas dicas e nunca se esqueça que uma abordagem incorreta pode destruir todo o relacionamento conquistado com o cliente ao longo dos anos. Fuja dos erros mencionados acima, compartilhe esse conteúdo com seus amigos vendedores e boas vendas!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon