Afinal, o que o cliente busca em um vendedor?

May 24, 2018

 

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Essa célebre frase de Steve Jobs traduz muito a respeito do comportamento do consumidor no momento em que este deseja adquirir um produto ou serviço, principalmente por que é o vendedor o responsável por ajudá-lo nessa jornada e descobrir o que ele realmente quer. Mas você já parou para se perguntar o que o cliente espera do vendedor durante todo o processo da negociação?

Elencamos aqui alguns pontos principais, confira:

 

Ética e respeito: Em qualquer setor, manter a ética transmite não somente a confiança, mas a credibilidade do vendedor e da empresa. Nunca subestime o cliente, e procure sempre se colocar no lugar dele não só em relação aos questionamentos que são feitos, mas também nas respostas e na  forma de tratá-lo.

 

 

 

Conhecimento: Manter-se constantemente atualizado com as tendências e inovações do setor é uma obrigação de todo o vendedor. Entretanto, mais do que isso, ter a convicção e o pleno conhecimento do que está falando é ainda mais importante, e aqui destacamos o que exatamente o vendedor deve saber: 

 

  • Conhecer muito bem os produtos da loja;

  • Conhecer o PDV e onde se encontra cada produto;

  • Conhecer o estoque da loja.

Ainda nesse quesito, vale lembrar que é tarefa do vendedor buscar o conhecimento necessário, mas o lojista também pode contribuir e muito para esse processo, promovendo a disseminação do conhecimento entre os vendedores, além de oferecer treinamento especializado e material de apoio para  munir sua equipe de informações.

 

Agilidade em todas as etapas da venda: Com um mundo cada vez mais acelerado e dinâmico, o cliente também tornou-se exigente em desejar um atendimento ágil, respostas rápidas para suas dúvidas e até mesmo um pós-venda de qualidade (já leu o nosso artigo sobre “A importância do Pós-Venda?”. Acesse-o, clicando aqui). Assim, nunca demonstre preguiça em mostrar os diversos modelos de um produto, e mostre-se sempre proativo e disposto à entender o que o cliente realmente quer e com isso oferecer a melhor solução que atenda às suas necessidades.

 

Criatividade: Cada cliente tem um perfil e suas características próprias que o tornam único, e por isso, é importante não adotar a mesma abordagem para todas as pessoas que entrarem na loja. Durante um atendimento, tenha em mente as respostas e questionamentos que devem ser feitos ao cliente, com base na maneira em que ele interagiu com você inicialmente. Não se esqueça que vendas é um processo de relacionamento, e nesse caso não existe um script pronto para se realizar um bom atendimento, mas sim saber relacionar-se com cada tipo de cliente, entendendo a sua necessidade, dando opiniões sobre o produto que ele deseja adquirir e tendo como objetivo única e exclusivamente sua satisfação.

 

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