Estou atendendo dois clientes ao mesmo tempo, como dar atenção para ambos?

June 28, 2018

 

O movimento aumentou repentinamente e várias pessoas estão entrando e transitando pelos setores da loja. Você já está em processo de atendimento de um cliente e se vê com a tarefa de ter que atender mais um, e é claro: ter a obrigação de dar a devida atenção para ambos. Missão impossível? Pois separamos quatro dicas que vão ajudá-lo nessa missão e garantir um bom atendimento. Vamos lá?

 

1 - Deixe os clientes cientes do movimento da loja: Esse é o primeiro passo e nada como falar francamente sobre o que está acontecendo, não é mesmo? E nesses casos, o estreitamento com o cliente deve ser desenvolvido à ponto de você poder fazer um comentário de forma natural a respeito da quantidade de pessoas na loja, e assim fazer com que o cliente inclusive entenda o fato de você precisar se ausentar por um momento para atender um outro cliente que estiver próximo.

 

2 - Deixe um dos clientes pensando: Aproveite a oportunidade em que um dos clientes está naquela fase de decidir entre qual produto levar, para deixá-lo à vontade comparando os prós e contras de cada um deles. Mostre o seu conhecimento, enaltecendo qualidades e benefícios de cada produto e se possível ofereça catálogos ou algum outro material de apoio com informações sobre os mesmos – será o suficiente para atender um outro cliente enquanto este toma a sua decisão.

 

3 - Seja transparente sempre: Ainda diante da situação descrita acima, ao iniciar o atendimento do segundo cliente, informe-o de imediato que você já estava em contato com outro cliente, explicando a situação do movimento da loja, mas garantindo que ele será muito bem atendido independente dessa adversidade. Aqui, o conhecimento profundo da loja e dos produtos novamente fará a diferença para transmitir confiança ao cliente: Faça perguntas objetivas sobre o que o cliente está buscando, levando-o ao direto ao produto desejado, ou em outros casos, informar imediatamente que o produto encontra-se ou não disponível em estoque.

 

4 - Conheça o seu limite: Estamos falando sobre o atendimento de dois clientes ao mesmo tempo, mas imagine se isso se torna uma rotina, chegando ao ponto de ter que se desdobrar por um número ainda maior de clientes que querem atendimento. Quatro, cinco clientes … o que fazer? Nesses casos, a melhor saída é identificar se o aumento de clientes na loja se tornou algo diário, para traçar um planejamento e investir na contratação de novos vendedores para a equipe, ou até mesmo contratar um vendedor temporário para épocas sazonais (Natal, Dia das Mães, etc) que podem influenciar na demanda de clientes na loja.

 

 

Em resumo, atender dois clientes ao mesmo tempo exige dinamismo, ótima comunicação, conhecimento e principalmente dedicação do vendedor, porém o mais importante é conseguir mensurar a excelência desse tipo de atendimento, avaliando a satisfação do cliente, e, em caso desse tipo de situação estar prejudicando a experiência de compra dos clientes em sua loja, optar por expandir a equipe.

 

E você, como se saiu atendendo dois clientes ao mesmo tempo? Aproveite, conta pra gente nos comentários e continue acompanhando os conteúdos do Clube do Vendedor Cozimax!

 

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