Saiba como é a jornada de compra do novo consumidor

February 14, 2019

 

 

Como o marketing 4.0 também influencia as vendas de material de construção

 

 

É inegável que a tecnologia transformou a realidade, mudando nossos modos de aprender, comunicar e, claro, vender. A jornada de compra do novo consumidor impacta diretamente na forma de vender, o que afeta diretamente o mercado de materiais de construção. Marcar o cliente com um atendimento de excelência, oferecer produtos de qualidade e conhecer todos os detalhes do produto à venda são pontos que fazem o diferencial para o bom vendedor. Somado a isso, é bom lembrar que a velha “propaganda boca a boca” ganhou importância, fazendo da recomendação um fator crucial para o momento da compra. Afinal, antes de comprar algo você também deve perguntar aos seus familiares e amigos sobre aquela loja, produto e seus benefícios, não é mesmo?

 

Antes de pensarmos no marketing atual, vale a pena vermos as definições de marketing ao longo da história. Todas essas definições foram traçadas pelo estudioso Philip Kotler, que é considerado o pai do marketing.

 

Marketing 1.0: Durante a Revolução Industrial, no século XIX, o objetivo das empresas era somente produzir em larga escala pelo menor preço possível. Portanto, o foco das operações eram os produtos.


 

Marketing 2.0: Fortalecida em meados do século XX, é nesta etapa que surge a famosa expressão “o consumidor é rei”. Aqui, o foco deixa o produto e passa ao consumidor.


 

Marketing 3.0: No início do século XXI, o foco deixa o consumidor e passa para os valores. Assim, os consumidores buscam marcas que compartilhem dos seus mesmos valores e desejam construir uma sociedade melhor.


 

Segundo Phillip Kotler, o marketing 4.0 é uma evolução do marketing 3.0. No livro Marketing 4.0 – Mudança do tradicional para o digital (Ed. Sextante), escrito escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o papel do marketing é guiar o consumidor em sua jornada de compra, até que ele se torne um “advogado” da marca.


 

Desse modo, você deve se munir de todo o tipo de informação para disponibilizá-la ao cliente. Criar um blogue, ser mais atuante nas redes sociais são algumas das opções. Quanto mais exatas e bem explicadas forem as informações disponibilizadas, mais o cliente vai se interessar por você e, principalmente, te recomendar.

 

 

 

Mas, afinal, o que isso tem haver com o mercado de materiais de construção??


 

TUDO! O consumidor só vai comprar de você após pesquisar e conhecer muito bem sua loja, o seu atendimento e o produto que busca. Fornecer as informações necessárias desde o primeiro contato do cliente já é o primeiro passo. Cative o cliente com o conteúdo que vai fornecer!

Para prosseguir, sempre gere uma experiência positiva de compra, esteja preparado para dar sugestões de produtos complementares àquele que o cliente busca, ofereça dicas de decoração, busque trabalhar o pós-venda, por exemplo.

 

Assim, é necessário imergir nessa nova realidade do mercado consumidor e compreender a forma como ela acontece no dia a dia da sua empresa. Isso pode ser feito por meio de conversas com a equipe de vendas, pesquisas com seus clientes e observações do mercado em sua região. Com esses resultados em mãos, adapte suas ações e note a diferença na reação do seu consumidor. Bom trabalho!

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