O que fazer quando o cliente já possui um orçamento mais em conta?

March 18, 2019

Nem sempre na hora de fechar uma negociação a imobiliária pode cobrir os valores apresentados pelas suas concorrentes. No entanto, quando o assunto é a compra de imóveis, por exemplo, o que pode contar muito a favor dessa negociação é o gosto do cliente.


As vezes pode parecer muito difícil convencer o consumidor a gastar um pouco mais com a sua empresa, mesmo que ele vá obter vantagens pela qualidade ou demais diferenciais que possam ser ofertados.


É preciso trabalhar muito mais a expectativa de compra quando cliente entra na loja com um orçamento mais em conta. A esperança é sempre que uma nova pesquisa possa ser ainda mais barata, mas infelizmente nessa hora, pode ser possível que eles esqueçam o fundamental quesito: qualidade.


Mas afinal, o que fazer para reverter uma venda quando o consumidor entra na loja com um orçamento mais em conta e motivado a baixar ainda mais o preço que já está garantido? Se você está procurando essa resposta, chegou ao post certo! Confira algumas dicas do Clube do Vendedor Cozimax de como fechar uma venda mesmo que não seja possível cobrir a oferta da concorrência. Preparado? Vamos lá!

 

Cuidado com a sua reação quando o cliente diz: está caro!


Essa situação é bastante comum seja na procura por produtos ou serviços, portanto esteja sempre pronto para analisar junto com o seu cliente os pontos que podem mostrar que o seu produto não é caro e sim de qualidade superior, o que possa gerar mais benefícios.


Fique atento durante a conversa e descubra qual o preço ele possui em outros orçamentos e quais pontos você poderia oferecer vantagens para que ele feche a compra ou ao menos permita que você faça um orçamento diferenciado. Não importa se o cliente gostou de um apartamento ou de uma camiseta, ele sempre está em busca de novas opções.

 

Quando o cliente só quer saber o preço


Inúmeras vezes as pessoas estão passando em frente as lojas ou se interessam por produtos, mas não estão mostrando disposição para a compra. Quando você ouve do cliente que ele só quer saber o preço é a oportunidade ideal de criar nele uma motivação de compra.


Mostre o diferencial, os benefícios e as vantagens da aquisição do seu produto. Não deixe que ele saia do seu estabelecimento comercial com dúvidas ou sem demostrar interesse maior do que quando entrou na loja.


Um orçamento detalhado, com itens que chamam a atenção e preços atrativos pode fazer com que o cliente crie a necessidade pelo seu produto e até mesmo feche a compra sem pensar duas vezes. Esse é o objetivo de trabalho de todo vendedor, trabalhar o efeito psicológico é a melhor forma de fechar um negócio, baseado na experiência e desejo de consumo do cliente.

 

 

 

Três segredos para fechar um orçamento


Na hora que o cliente entra na loja, seja ele para comprar uma casa ou carro, ele está em busca do melhor preço com a melhor qualidade possível dentro dessa negociação. Mas, nem sempre ele tem certeza do que de fato está procurando e é nessa brecha que você precisa trabalhar.


Separamos algumas dicas para te ajudar a motivar o cliente para uma possível compra. Não erre nos passos para não criar desconfiança ou fechar as portas antes mesmo de fechar um orçamento.

 

1. Exponha o produto e peça um retorno


Como vendedor, você não pode deixar transparecer qualquer tipo de nervosismo ou ansiedade por uma resposta do cliente. Depois de explanar sobre os benefícios e diferenciais do seu produto, é preciso estar atento aos sinais para buscar por uma resposta.


São duas as possibilidades que isso possa acontecer. Quando no momento da visita a loja você faz um orçamento e a maneira mais simpática de obter uma avaliação sobre a tendência do cliente é deixo o mesmo confortável para expor os pontos que possam ter sido positivos. Fique atento aos negativos, para se for possível, mostrar de forma mais clara que pode ter havido um erro de interpretação.


No segundo caso, quando você envia um orçamento para o cliente, as chances de resposta são ainda mais reduzidas. Isso porque, a sua proposta pode se perder na caixa de entrada, pode não ser atraente ou até mesmo pode ser diretamente deletada.


A melhor forma é rastrear o seu e-mail e após um tempo curto que o cliente tenha aberto a mensagem, um retorno sutil pode ser realizado. Sutileza é a palavra certa para que seu interesse no bem-estar do cliente não se torne pressão.

 

2. Cuide com os horários de envio da proposta


Sexta-feira no final do expediente ninguém pensa mais nada, não é mesmo? O seu cliente também não! Portanto existe uma grande probabilidade que o seu orçamento se perca entre as mensagens de e-mail do consumidor.


Programe o envio para o início do expediente e cuidado com possíveis fusos horários ou o ritmo de vida do seu cliente. Se atente a todos os detalhes da rotina e costumes que o consumidor deixa escapar durante a conversa inicial.

 

3. Objetividade é palavra de ordem


Principalmente se você está em meio a concorrência de demais empresas que estão trabalhando com orçamentos com valores próximos ou inferiores, evite florear a situação.
Seja objetivo e direto ao ponto. Mostre os fatores positivos de fechar o orçamento com a sua empresa e as vantagens obtidas pelo cliente por essa fidelização. Evite que a sua proposta possa ser dúbia ou mal interpretada, não cause ruídos na sua comunicação com o cliente.


Que tal, gostou deste post? Com a competitividade do mercado, é rotina se deparar com clientes com orçamentos já prontos e brigando por preços mais baixos. Esteja sempre preparado para atender da melhor maneira o seu potencial comprador. Então aproveite a visita em nosso Clube do Vendedor Cozimax e compartilhe este post com os seus amigos usando as suas redes sociais!
 

 

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