Saiba como contornar o “estou só olhando” do cliente

July 10, 2019

 

 

Com certeza, você, vendedor, já deve ter ouvido de algum cliente o clássico “estou só olhando”. Apesar de temida, a objeção é uma parte importante das etapas da venda e com muita habilidade, empatia e sutileza é fácil de ser contornada para criar uma boa imagem tanto sua quanto da loja e, claro, vender! 

 

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que além de vendedor você também é cliente em outras ocasiões. E o que mais irrita ao entrar em uma loja é ser seguido o tempo todo, não é mesmo? Em uma época de lojas virtuais, nas quais os clientes navegam sem ser perturbados, espera-se o mesmo de vendedores nas lojas físicas. No entanto, há uma meta a ser batida e um possível comprador está na sua frente. O que deve ser feito nesse momento?

 

Ao invés de usar técnicas que tratam o cliente como um “objeto alvo”, seja como uma ponte entre seu cliente e o produto, de forma a gerar informações, criar oportunidades e resultados positivos para todas as partes envolvidas na venda. Para te ajudar, o Clube do Vendedor da Cozimax, separou dicas poderosas para contornar a objeção do “estou só olhando”:

 

 

Dê um tempo ao cliente

 

Ao ver o cliente entrar na loja, muitas vezes o primeiro impulso é se oferecer para ajudar. Fazer isso é caminho certo para ouvir um “estou só olhando”. Você, profissional de vendas, deve deixar o cliente olhar o quanto desejar e no momento em que ele precisar, irá falar com você. Lembre-se, deixar olhar não significa abandonar o cliente, mas sim estar à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar na compra.

 

 

Conheça os produtos

 

Conheça os produtos que você vende para que você possa oferecer ao cliente a melhor opção. Não tente simplesmente empurrar qualquer produto ao cliente, mas sim o que for mais adequado. Use as dúvidas do cliente a seu favor. Esclareça ponto a ponto. Lembre-se que se o cliente compartilhou suas dúvidas com você, isto é um privilégio. futuras

 


Ajude o cliente a fazer a compra certa

 

Nada de tentar empurrar um produto que pode ser inútil ao cliente. Por isso, procure sempre se informar ao máximo sobre todas as possibilidades, instruindo o comprador para uma decisão correta. Talvez algum outro produto possa satisfazer o que esse cliente necessita. Lembre-se que clientes sempre se lembram das boas orientações que receberam de vendedores e os procuram em compras futuras.

 

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