A excelência e o bom atendimento no setor de materiais para construção

November 12, 2019

 

Com um grau de exigência cada vez maior por parte do consumidor, atender bem se tornou não apenas uma necessidade, mas uma obrigação não só para que a empresa se mantenha ativa, mas principalmente para que possa crescer.
 

Pensando nisso, reunimos dicas imperdíveis para vendedores de materiais para construção realizarem um atendimento diferenciado, além de colhermos depoimentos de vendedores que nos enviaram dicas por meio do WhatsApp do Clube do Vendedor Cozimax. Confira as dicas:

 

1. Atendimento personalizado: Empresas de diversos setores vem dando importância para o atendimento personalizado, que pode se tornar um grande diferencial. Esse tipo de atendimento começa desde o vendedor estabelecendo um diálogo natural e amigável com o cliente: tratá-lo pelo primeiro nome ou até mesmo perguntar como ele está podem ser gatilhos iniciais que colaboram para o estreitamento

 

José Eduardo (foto acima), gerente da loja Casa Ferro, da cidade de Dois Córregos-SP nos enviou o seu feedback sobre o atendimento personalizado. Segundo ele, "uma boa venda é cem por cento em cima de um bom atendimento. Quando um cliente entra na loja normalmente vem com um problema. Como não vem escrito na pessoa o que ela precisa, não tem como o vendedor adivinhar o que ele está procurando. Vá de encontro ao cliente e faça algumas perguntas indiretas, sempre ouvindo mais e falando menos, assim é possível descobrir o que ele realmente precisa. Nas vendas de gabinetes de cozinha da Cozimax por exemplo, apresente o melhor modelo disponível, assim fica mais fácil para entender o que o cliente quer. A equipe de vendedores e gerentes precisam estar sempre à disposição para ajudar a resolver os problemas do cliente. Atenda o cliente sempre com carinho, como se fosse alguém de nossa própria família."

 

O vendedor Gabriel Souza (abaixo), da loja Center Castilho da cidade de Santos-SP, compartilha do mesmo pensamento de José Eduardo, e acrescenta: "você deve procurar vender como se fosse você mesmo comprando, e buscar sempre o melhor para o seu cliente durante todo o processo de atendimento.”

 

 

 

2. Entenda o problema do cliente: Cada cliente tem um problema e merece a devida atenção para que sua dor e problema sejam resolvidos da melhor maneira possível, e isso inclui não utilizar “respostas automáticas” a um questionamento baseado em atendimentos anteriores. Procure ser sempre realista, entendendo o cenário do problema e não respondendo de forma “automática”, o que pode ocasionar na perda da confiança por parte do cliente.

 

“É preciso sempre estar atento ao que o cliente fala ou solicita. Seja sempre gentil independente da postura do cliente, pois assim será possível ganhar a sua confiança, além de demonstrar profundo conhecimento sobre o problema”, diz Hugo do Santos (foto abaixo), vendedor da loja Depósito Ribeiro, da cidade de Contagem-MG.

 

  

3. Conheça bem os produtos da loja: Não existe nada melhor do que demonstrar autoridade no assunto, e conhecer profundamente o produto que está sendo vendido, e ter argumentos que demonstrem seus benefícios contribuem consideravelmente para convencer o cliente no momento da compra. Não faça o atendimento “empurrando” o produto, dedique seus esforços em falar cada detalhe, diferenciais e o primordial: se aquele produto realmente vai atender às necessidades do cliente.

 

Franciele Busto (abaixo), vendedora da loja M&Z Materiais para Construção, da cidade de Santa Fé do Sul-SP, se utiliza dessa estratégia, e segundo ela, alcança resultados satisfatórios: “Na venda, comece apresentando os produtos do maior para o de menor valor, agregando as qualidades, destacando as características e informando as diferenças entre um modelo e o outro.”

 

 

E você, quais as suas estratégias para um bom atendimento? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e profissionais da área, e não deixe de fazer parte do Clube do Vendedor Cozimax no WhatsApp: envie uma mensagem para o número (17) 98209-8138, e faça parte de mais este canal com conteúdo exclusivo e prêmios mensais aos vendedores. Participe! 

 

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