6 Regras para planejar melhor as suas vendas

April 27, 2017

 

 

Planejamento é o grande diferencial de um bom profissional e o vendedor não fica de fora dessa regra. Quando tudo é muito bem planejado é mais fácil tomar decisões rápidas, criar soluções criativas e responder aos problemas de forma mais assertiva.

 

Além de gerar menos estresse, o planejamento, quando  bem feito, permite que o vendedor saiba exatamente o que precisa fazer para atingir o resultado esperado no final do mês.

Veja as dicas que o Clube do Vendedor separou para auxiliar no seu planejamento de vendas:

 

 

# Regra 1

Organize sua agenda e separe algumas horas para planejar o seu mês, sua semana e seu dia. Coloque tudo o que precisa fazer no papel, separe por prioridades, custo, disponibilidade e distribua as tarefas. Esse planejamento, depois de feito, deve ser acompanhado periodicamente para verificar se há a necessidade de reorganizar e repriorizar. Planejamento nunca fica na gaveta, ele anda com você sempre.

 

# Regra 2

Estabeleça metas reais e possíveis

Com o planejamento em mãos, você pode identificar quais as metas deve estabelecer e incluir na planilha geral.

Número de visitas, ligações, negociações, contratos entregues, contratos fechados, follow up, novos clientes e recompra são ótimos indicadores para um vendedor.

Verifique em sua rotina o que mais precisa ser melhorado e coloque como indicador chave. É ele que vai demonstrar sua verdadeira evolução e se o planejamento foi feito de forma correta.

 

# Regra 3

Prepare-se para o pior

Ao fazer o seu planejamento da semana, esteja preparado para ele não dar certo e já desenhe um plano B e um plano C. Quando você já tem em mãos alternativas prontas, a tomada de decisão é menos estressante e muito mais rápida.

 

# Regra 4

Faça um check list de materiais, atividades e obrigações que você precisa levar e cumprir antes de sair de casa. Só saia para as vendas quando estiver com os itens primordiais em mãos. Ir para as vendas sem computador, catálogo, tabela de preços e cartão de visita é uma falha grave e demonstra muita desorganização e desleixo.

 

# Regra 5

Faça o Scrum, uma metodologia ágil utilizada na gestão e planejamento de software que usa apenas três perguntas e que pode ser adaptada para o seu trabalho.

No início do dia faça as três perguntas abaixo:

  1. O que fez ontem?

  2. O que fará hoje?

  3. Alguma dificuldade ou obstáculo?

Ao responder essas perguntas você terá mais clareza de como deve ser o seu dia e poderá identificar que dificuldade deve superar.

 

# Regra 6

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Quando fizer o seu planejamento tente não focar apenas na questão profissional.

Estabeleça metas pessoais e trace, juntamente com os objetivos profissionais, onde e como quer estar ao final de um determinado período de tempo. Especialistas indicam que o planejamento seja para, pelo menos, 5 anos.

O ideal é que as metas profissionais sejam coerentes com aquilo que você quer conquistar profissionalmente e complementar o seu plano de vida.

Coloque tudo no papel. Em uma única agenda estabeleça horários específicos para trabalho e vida pessoal.

 

Assim você consegue ter acesso a um único cenário a ser administrado. Boa sorte!  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

CATÁLOGO 2020

catalogo2020.jpg

WHATSAPP

Sem título.jpg

EBOOKS

Não caia em pegadinhas de site de compras online, confira no E-book dicas e informações que vão ajudar você a se proteger na hora de comprar pela internet.