5 Técnicas para iniciar uma venda

April 12, 2017

 

 

A primeira abordagem de vendas é sempre um grande desafio, principalmente quando você não conhece o cliente. Diversos erros são cometidos quando um vendedor ansioso tenta vender o pacote completo e essa situação fica ainda mais complicada quando o cliente é novo e o tempo é muito limitado.

Quem não lembra da sua primeira venda com o primeiro cliente?
Certamente a experiência foi muito dramática, se não traumática para as duas partes.

Para que a conquista seja mais simples e que o vendedor consiga estabelecer um relacionamento mais duradouro com o cliente, algumas técnicas devem ser utilizadas. Confira abaixo 5 dicas compartilhadas pelos maiores especialistas de vendas e saiba como iniciar uma abordagem infalível:

 

 

1. Apresentação e recepção

Pense em você chegando em um evento numa casa cheia de gente e você não conhece ninguém. A primeira pessoa a sorrir para você provavelmente irá se tornar o seu ponto de apoio, certo?

Essa situação é muito parecida com o que o seu cliente vive. Embora ele esteja numa posição de vantagem, afinal é ele quem decidirá a compra, ele ainda está explorando o ambiente e espera que alguém o recepcione.

Seja você o ponto de apoio ao cliente. Mantenha um sorriso no rosto, apresente-se e demonstre interesse por ele.

2. Mantenha a distância e seja acessível

Feita a apresentação, dê um espaço para que o cliente possa explorar o ambiente. Você com certeza não quer ser reconhecido como o vendedor chiclete, certo?

Mas não se esconda, deixe claro que está próximo para quando necessitar de sua ajuda. Esteja acessível para responder as perguntas e ajude o seu cliente a encontrar uma solução para o problema que ele está vivendo no momento.

3. Não subestime seu cliente

Engano o seu pensar que o cliente não conhece o seu produto. Ele certamente já deve ter feito uma busca e pesquisou o seu produto e os dos concorrentes também. Por isso tente não falar apenas o básico, demonstre que conhece os produtos dos concorrentes e deixe claro qual o diferencial do produto que você vende.

Seu cliente não tem tempo sobrando para ouvir o que ele já sabe e já estudou.

 

4. Saiba o timing de venda do seu cliente

Muitas vendas são fracassadas ou porque o vendedor chegou tarde ou muito cedo. Saber o tempo certo de fazer a oferta é um dom que é lapidado com o tempo.

Observe como o cliente reage com os seus argumentos de vendas e de que maneira ele recebe as observações que você faz do produto.

Quando você perceber que ele está muito desconfiado e não se empolgou demais, esse é o momento de recuar e esperar o tempo certo para fazer a oferta final.

Tente não atropelar as etapas e faça a oferta apenas quando identificar que é isso o que o seu cliente espera.

5. Procure uma conexão emocional
Mantenha sempre o sorriso no rosto e tente, durante a negociação e no pós-vendas, estabelecer uma conexão emocional. Compartilhar experiências, paixões como time de futebol e culinária, são exemplos simples que podem transformar a experiência de vendas do cliente. Além de fidelizar, você poderá conquistar novos clientes por indicação. Pense nisso!

 

Pratique uma nova técnica diferente por dia até compreender, na prática, os benefícios delas. Com o tempo tudo fica natural e você terá resultados ainda melhores.

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