O poder do relacionamento

April 20, 2017

A forma de vender tem mudado com o tempo, porém ainda há vendedores que praticam as mesmas estratégias ultrapassadas.  Permanecer no passado pode fadar você ao declínio das vendas muito antes do que imagina. Com a transformação dos relacionamentos entre as pessoas e as marcas, hoje a venda acontece de uma pessoa para outra pessoa. As relações são muito superiores às relações de uma pessoa com um produto ou marca.

Por isso, antes de tudo, o vendedor deve dar a total atenção aos relacionamentos que estabelece e pretende estabelecer com os seus clientes.

 

Esse relacionamento é estabelecido de diversas maneiras como, por exemplo, na abordagem inicial em uma reunião e até no pós-vendas.

A sua relação com o cliente, para ser duradoura e próxima, precisa estar baseada em quatro pilares importantes:

 

  1. Singularidade: o cliente espera um contato mais personalizado e busca propostas feitas por pessoas e não encaixotadas em padrões frios e distantes.

  2. Insubstituível: considere cada cliente como único e demonstre para ele que você gera valor e não apenas o produto que você vende.

  3. Reveladora: deixe de forma clara os contrastes e diferenciais que você e o seu produto têm em relação ao seu concorrente, mas sem denegri-lo.

  4. Interdependente: a experiência de compra e a relação com o seu cliente devem ser simples e independentes.

Alguns comportamentos contribuem para fortalecer os pilares de uma relação duradoura, são eles: 

 

 Pontualidade

O tempo é uma moeda muito cara que deve ser respeitada. Por isso, seja pontual e não deixe o cliente esperar. Quando o atraso for inevitável, avise com antecedência e demonstre que tem disponibilidade para reagendar. É sinal de respeito e o cliente não pode ficar esperando.

 

Comportamento do cliente

Observe a maneira como o seu cliente age e reage às estratégias que você usa. Isso pode ajudar você a observar alguns sinais que indicam como ele poderá receber qualquer oferta.

 

Mostre que você é confiável e que tem empatia

Em uma relação, mesmo que efêmera, é preciso que os envolvidos sintam-se confortáveis e a confiança é o pilar desse relacionamento. Mostre que você compreende e tem empatia. Mesmo não fechando uma venda, você estabelece uma relação mais próxima e duradoura com o seu cliente.

 

Antes de comprar o produto o cliente observa o vendedor, tenha isso sempre em mente. 

 

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