5 tendências de para turbinar as vendas em 2020

January 13, 2020

 

 

Em todo começo de janeiro, pipocam na internet listas com as tendências do ano para várias áreas. Dados da pesquisa Tracking Anamaco – que ouviu 530 lojistas de material de construção de todo o País entre os dias 17 a 21 de dezembro – apontam crescimento em torno de 8% para o setor em 2020. Desse modo, é importante estar ligado nas tendências, para pegar carona no crescimento projetado para o ano. Confira as dicas!

 

Adapte-se à realidade e seja transparente

Lojistas e vendedores precisam ter em mente que o consumidor está cada vez mais bem informado e empoderado. Mesmo que você tenha apenas uma loja física, é necessário estar de olho no mundo digital, pois antes de comprar, o consumidor irá pesquisar muito na internet. Desse modo, a transparência nas relações deve se destacar. Nada de criar histórias que você acha que ajudarão a vender, pois o consumidor pode ter mais informações do que você. Portanto, esteja sempre conectado.

 

Tenha um atendimento humanizado

Uma tendência para o comércio on-line são os chatbots, um atendimento automático que é capaz de responder às principais dúvidas dos consumidores e nada mais que isso. Então, para conquistar o consumidor, tenha um atendimento personalizado. Aproveite seu conhecimento em vendas e abuse da sua simpatia para ser prestativo e criar um ótimo relacionamento com o cliente. Assim, ele verá que você está interessado em resolver o problema dele e não somente fechar uma venda.

 

Invista em Omnichannel

O omnichannel, ou a multiplicidade de canais, vai continuar sendo tendência pelos próximos anos. Desse modo, marque presença onde está seu consumidor. Atualmente, não basta apenas fazer um tabloide impresso com seus preços ou colocar outdoors. Marque presença nos meios digitais, crie campanhas on-line e estabeleça mais canais de comunicação. Isso irá promover experiências mais próximas com seus clientes.

 

 

 

Atenção com a experiência do cliente

Entenda que você não vende um produto. Você vende mais do que isso: uma experiência. A venda se inicia muito antes do fechamento do negócio e a relação entre companhia e consumidor não termina após sua realização. Assim, lembre-se do omnichannel que falamos acima, invista no visual e no atendimento da sua loja, mantendo expositores e mostruários sempre em perfeito estado, por exemplo. Produza conteúdo on-line, interaja com seus consumidores e crie um pós-venda para saber se tudo está como seu consumidor esperava.

 

Atualize-se

Estamos na era do conhecimento. Não pense que por estar há muitos anos no mercado você sabe de tudo. Faça cursos, participe de feiras, invista em aprendizado. O mercado mudou, o consumidor mudou. Então, é extremamente importante estar antenado a essas mudanças para sempre oferecer o melhor aos seus clientes e ter o sucesso de crescimento que é esperado para este ano.

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