Você é a sua marca!

March 27, 2017

Você sabe qual é a sua marca?

 

A resposta não é tão simples quanto pensa. Como vendedor, você representa uma empresa, uma organização e uma marca que podem ser fortes e consolidadas no mercado há bastante tempo, mas, a SUA marca não se resume a isso.

 

Você tem uma marca própria, um jeito único de ser, agir e ser percebido por quem se relaciona no dia-a-dia. Como nas empresas, sua marca é construída por meio de atitudes e a maneira que se posiciona e se relaciona com as pessoas.

 

 

Já parou para pensar nisso?

 

Estar apoiado em uma marca de confiança no mercado pode ajudar a fortalecer a sua marca pessoal, mas você não pode ficar preso nisso e esquecer de alguns detalhes que podem alavancar ou até denegrir totalmente a sua marca.

 

Além de estar bem alinhado e vestido adequadamente com a ocasião, é preciso se atentar para alguns comportamentos que contribuem no fortalecimento de sua marca pessoal. Confira abaixo 4 dicas:

  1. Busque uma referência: com certeza você tem alguém em quem se espelha. Observe o que essa pessoa fez e faz no dia-a-dia. O objetivo em ter alguém como referência não é repetir tudo, mas sim identificar como fazer e até o que não fazer. Tente aprender com os erros e acertos dos outros.

  2. Mostre o seu valor: o cliente precisa entender de qual maneira você vai ajudá-lo. Deixe claro a sua intenção em ajudar nas mais diversas situações. Você tem muito valor para o cliente e isso precisa estar muito claro para ele.

  3. Faça parcerias:  busque se relacionar com outras pessoas importantes para o seu negócio. Nem sempre uma venda será gerada diretamente com essas pessoas, mas você pode construir parcerias que podem apoiar e até dar mais credibilidade ao seu trabalho. Tenha mais parcerias que clientes na sua rede de contatos!

  4. Seja presente com moderação: concluiu a venda ou a negociação? 
    Não fuja para as colinas!!!! Tente se manter presente, mas tenha moderação. Uma vez concluída a venda você constrói uma relação de confiança e só a proximidade pode sustentar isso, mas nunca com exageros. Saiba identificar os momentos em que precisa se afastar e quando deve insistir. O equilíbrio nessa situação é sempre a melhor medida!

A primeira impressão nem sempre é a que fica. Se você não segue essas dicas ainda é tempo de rever algumas atitudes e tentar reconquistar clientes e parcerias perdidas. Faça uma lista de contatos e trace uma estratégia para se aproximar aos poucos. Feito isso, tente acertar logo de primeira, é muito mais trabalhoso e difícil reconquistar alguém do que conquistar um novo cliente. Pense nisso!!!  

 

Você já parou para pensar qual a sua marca? 

 

                                       Quer saber se você é um bom vendedor?                                     

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