Conheça as melhores técnicas de persuasão em vendas

May 19, 2017

 

Há quem diga que vender é uma arte, e nós concordamos com isso. Para vender é necessário motivação, entusiasmo e técnica. Sim, técnica!
Muitos vendedores natos praticam técnicas de persuasão instintivamente, já têm aquela abordagem segura e convincente e sabem apresentar as soluções perfeitas às necessidades dos clientes.

 

Separamos algumas das melhores técnicas de persuasão para aumentar suas vendas, quer saber quais são?

 

Mas primeiro, o que é persuasão? Persuasão é a arte de convencer uma pessoa de algo, expondo a melhor opção entre as demais ou até mesmo seu próprio ponto de vista, utilizando recursos simbólicos ou lógicos-racionais.

A persuasão é uma técnica muito usada por vendedores para aumentar as vendas e embora precise de habilidade, pode ser aprendida e aprimorada por qualquer pessoa.

 

 

 

Quer ser um vendedor mais persuasivo?

 

  • Acredite na sua empresa

Quando você confia na sua empresa, no potencial que ela tem de crescimento e que pode se destacar no mercado, consegue passar essa confiança aos clientes. Ter confiança no que diz faz com que o cliente confie também.

 

  • Acredite no produto

Tão importante quanto acreditar na empresa, é acreditar no produto que está vendendo. Estude o produto, conheça seus benefícios, suas características e quais vantagens ele pode proporcionar ao seu cliente. Faça um teste com o produto, quando você fala de algo que realmente conhece e faz uso, se torna muito mais convincente, pois fala com propriedade no assunto.

 

  • Seja interessante

Quando o vendedor é interessante, cativa o cliente, chama a sua atenção durante a conversa e consegue prendê-lo aos argumentos. Se o vendedor consegue manter uma conversa interessante com o consumidor, certamente consegue manter a atenção e aumentar a chance de convencimento do cliente.

 

  • Treine bastante

Para se tornar mestre na arte da persuasão, treine bastante, a prática leva à perfeição. Ainda que seu discurso possa variar de acordo com cada cliente ou produto a ser vendido, monte um discurso e o pratique.

 

  • Tenha empatia

As pessoas gostam de conversar e sentem empatia por quem se coloca no lugar delas. Procure saber a necessidade do cliente, compreender o que ele pensa, saber dos seus valores e motivações e praticar uma influência positiva. Quando você mostra empatia pelo cliente, ele tende a confiar mais no que você diz, gerando melhores resultados nas vendas. Uma dose de humor faz bem também, não se esqueça disso!

 

  • Aparente confiança

Sem dúvidas, uma boa apresentação pessoal influencia muito na alta performance de vendas, mas compreender as dores e desejos do seu público alvo é fundamental!
Conhecendo as reais necessidades do público que pretende atender, te dará mais confiança na abordagem. Por exemplo, ao invés de falar somente sobre as características dos produtos, fale o que o produto resolverá na vida do cliente!

 

  • Argumente e esteja preparado para os argumentos

Esteja preparado para conduzir as vendas, faça as perguntas certas e esteja preparado para responder às questões dos clientes de forma clara e assertiva. Um bom vendedor sabe contornar objeções, mas sobretudo, sabe fazer as perguntas certas antes!

 

  • Fique calmo

No momento da venda é importante que mantenha-se calmo e tranquilo, ninguém gosta de se sentir pressionado ou ser atendido com pressa. Na hora de uma decisão, o cliente também precisa de calma.

 

  • Crie um vínculo emocional

Quando você reconhece os sonhos ou dores do seu público e sabe um pouco mais sobre suas necessidades, é possível que crie um vínculo emocional que possibilita uma influência no modo de tratamento, garantindo um sucesso maior na abordagem e conclusão da venda.

 

  • Use o gatilho da escassez

Faz parte da arte da persuasão,  o gatilho da escassez funciona para decisões a curto prazo, que podem ser realizadas no ato e influencia os compradores a confiar no vendedor e adquirir o produto naquele momento! Mas lembre-se: para um bom e contínuo desempenho de vendas é necessário que seja real, tem que usar a escassez com integridade. Se mentir para o seu cliente é muito provável que ele não volte mais.
Como usar o gatilho da escassez? Por exemplo, dando um desconto inédito para o cliente levar o produto naquele dia (pois no dia seguinte pode ter acabado o produto ou não haver a possibilidade de dar o mencionado desconto).
 

Existem muitos outros gatilhos emocionais e mentais, falaremos deles em outros posts. A quem se interessar, sugerimos dois livros muito bons:

  • A arte da persuasão, de Robert B. Cialdini e

  • O Livro Vermelho de Vendas - Princípios e Técnicas de Excelência Em Vendas, de Jeffrey Gitomer.

 

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Boa sorte e boas vendas!



 

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